domingo, 11 de março de 2012

As Aventuras de Tom Sawyer
Sinopse:

*Tom é órfão, vive com a sua tia Polly e com os seus primos e adora faltar à escola para ir pescar. A sua tia faz o melhor que pode, tentando domesticá-lo, ao arrastá-lo para a igreja e ao punir as suas rebeliões. 


 Ao surgir uma nova menina na escola tom se apaixona, chamada Becky Thatcher. Tudo parece caminhar bem até ao momento Becky se zanga, quando ele menciona o nome da sua anterior amada, Amy Lawrence. 

Nessa noite ele escapa-se de casa, na companhia de Huckleberry Finn. Os miúdos dirigem-se para o cemitério e tornam-se involuntariamente testemunhas do roubo de sepulturas, por parte do índio Joe, o Dr. Robinson e Muff Potter. Porém, surge uma discussão entre Potter, que se encontrava bêbedo, e o Dr. Robinson, levando a que o primeiro fique desmaiado no chão. O Índio Joe aproveita, então, para matar o Doutor, colocando a faca na mão de Potter, que jaz por terra inconsciente. Este acorda e pensa que assassinou o Dr. Robinson, implorando a Joe para não dizer a ninguém, fugindo ambos de cena. 
Huck e Tom, que assistiram a tudo, decidem-se optar pelo silêncio, fazendo um juramento de sangue, depois do qual Tom regressa a casa. 
Na manhã seguinte a sua tia grita com ele e, na escola, Becky devolve-lhe a maçaneta que este lhe dera. Entretanto o corpo do doutor assassinado e a faca sangrenta são descobertos, ficando a cidade no caos. Potter é apanhado, implorando ajuda a Joe, mas o Índio deixa que ele seja levado. 

Tom, movido pela culpa e pelo ressentimento, encontra-se com Huck. Usando uma jangada o par rema para uma ilha, no meio do rio, e passa lá a noite. Na manhã seguinte ouvem detonações e descobrem que as gentes da cidade procuram alguém que se tenha afogado: disparavam-se canhões para fazer os corpos vir à superfície. Tom apercebe-se que é por eles que andam à procura! Levam a farsa adiante, fazendo acreditar que realmente estão mortos e, Tom visita a sua tia Polly enquanto esta dorme. Com saudades de casa e fartos da ilha vão ao seus próprios funerais e ouvem as coisas maravilhosas que são ditas após a sua aparente morte. No final do serviço, chorosos e culpados, aparecem confessando que estão vivos. 


Tom regressa à escola e salva Becky de ser castigada, após ela acidentalmente rasgar o livro de anatomia do mestre-escola, assumindo a culpa e o castigo, levando a que Becky goste dele novamente. 

As férias do Verão chegam, livrando as crianças da escola mas, Tom, ao apanhar sarampo vê parte do verão desperdiçado. Além disso, Becky e a família partem para fora por algum tempo. 
Após a sua recuperação, é agendado o julgamento de Muff Potter e Tom, audaciosamente, testemunha o facto de ter visto o índio Joe, não Potter, matar o Dr. Robinson. Joe escapa-se e Potter é libertado, transformando o rapaz instantaneamente num herói! 

Mais tarde nesse verão, ao brincar ao Robin Hood, Huck e Tom detêm-se numa casa assombrada, onde descobrem que o Joe e o seu sócio enterraram algum tesouro, assim como planeiam fugir para o Texas, após um último trabalho. 
Entretanto Tom distrai-se com o regresso de Becky à cidade e combinam um piquenique. O casal explora, então, uma gruta perto da área do piquenique, mas perdem-se nesta. Tom assegura a Becky que serão procurados e usa o seu cordel de papagaio para servir de guia por entre os corredores, enquanto tenta encontrar o caminho de regresso. No entanto, encontra o índio Joe escondido na caverna, que felizmente não dá por ele. Tom consegue, finalmente, encontrar uma forma de sair da gruta e ambos recuperam do pesadelo. 
Depois de alguns dias, Tom descobre que o juiz Thatcher, pai de Becky, mandou selar a caverna. Tom revela que Joe está escondido lá dentro e começa uma nova caça ao homem. O assassino é encontrado morto, vítima de fome, e Tom e Huck podem agora respirar de alívio. 
Os rapazes encontram a localização do tesouro, agora escondido na gruta, tornando-se ricos e heróis locais. 


Autor:
*Em 1876 saiu a primeira das suas grandes obras, "As aventuras de Tom Sawyer", romance baseado nas experiências da adolescência do autor no rio Mississipi. No livro seguinte, "A Tramp Abroad" (1880) o autor visitou a Europa, regressando com "Vida no Mississipi"(1883). A obra-prima da carreira literária de Twain, "As aventuras de Huckleberry Finn", foi publicada em 1884.

O livro, que parecia só uma obra para jovens, constituía na realidade uma fábula da América que se urbanizava e industrializava enfrentando o sonho de uma vida na liberdade da natureza. "Huck" representava muitas das aspirações da sociedade americana, com as quais o público facilmente se identificou. O romance estabeleceu definitivamente Twain como um dos grandes humoristas da literatura mundial. Outras obras do autor: "O Príncipe e o Mendigo", "Um ianque na corte do rei Artur" (1889), "A tragédia de Pudd'nhead Wilson"(1894) e "Joana D`Arc (1896).

A década de 1890 foi marcada por dificuldades financeiras e nos últimos anos a caricatura burlesca deu lugar a um pessimismo satírico. A dimensão irônica do mundo e em particular do sonho americano revelaram um retrato americano em toda a sua materialidade.

Curiosidades:
*Filmes:
  • Tom Sawyer, filme norte-americano de 1930, com Jackie Coogan
  • Tom Sawyer, filme norte-americano de 1973, com Jodie Foster
  • As Aventuras de Tom Sawyer, filme de animação japonês de 1980
  • Tom and Huck, filme norte-americano de 1995, dirigido por Peter Hewitt

Tom Sawyer
, filme de animação norte-americano de 

2000:

Um comentário: